Controlador digital para aterramento de caminhão tanque e tambor

Segurança total para o manuseio de líquidos e gases inflamáveis em áreas classificadas

Controlterra, é o primeiro Controlador Digital de Aterramento fabricado com tecnologia totalmente nacional e Certificado pelo INMETRO.

Controlterra MA/BLD 590

Sua utilização elimina o risco de explosão e incêndio que podem acontecer caso, haja uma falha de aterramento, no ato do manuseio de líquidos e/ou gases inflamáveis em áreas Atmosferas Potencialmente Explosivas.
O equipamento 4 x 1 faz:
1 – Leitura / Verificação eletrônica.
2 – Aterramento.
3 – Intertravamento de bombas.
4 – Monitoramento durante o processo.
Realiza todas as tarefas relativas ao aterramento de veículos.

• Equipamentoautomatizado, elimina a possibilidade de falha humana no processo.
• Garantia de, caso ocorra uma faísca no momento do primeiro contato entre a garra e o veículo, esta será gerada dentro da caixa à prova de explosão.
• Instalação simples e de baixo custo.
• Executa as tarefas de auto diagnóstico e calibração.
• Aterra gradativamente, não gerando faíscas.
• Monitora continuamente o aterramento no processo de carga e descarga.
• Verifica automaticamente se o ponto de aterramento do veículo a ser aterrado está em condição de uso (oxidado, pintado, etc).
• Atua no intertravamento das bombas.
• Garantia total de fábrica de 2 anos.
• Certificado Nº MC, AEX-5938.
• Marcação: BR-Ex d IIB T6.
• Instalação: Zona 1 e 2.
• Dimensões: 285 x 240 x 175 mm.
Questão de Segurança:
Um veículo em movimento pode gerar potenciais elétricos de até 3.000 Volts, resultante do armazenamento de energia estática oriunda do atrito da superfície do veículo com o ar. Em determinadas situações é necessário que a equalização desse potencial com o terra seja feita de forma controlada e segura.
O que é controle de aterramento?
Controle de aterramento é o meio pelo qual é garantido que a diferença de potencial entre um dado veículo e o solo não ultrapasse um valor considerado seguro.
Onde deve-se usar o controle de aterramento?
Em todas as situações onde a presença desses potenciais elétricos poderia provocar uma faísca e desta forma ocasionar um incêndio ou até uma explosão. Particularmente durante uma operação de carga/descarga de produtos inflamáveis onde os riscos são maiores.
Quais os riscos e desvantagens de um aterramento direto?
A energia é descarregada de forma abrupta, podendo gerar perigosas faíscas. É necessário uma verificação diária quanto à situação dos cabos, ficando sujeita ao erro humano.
Como funciona o controlador de aterramento, o MA/BLD-590?
O controlador de aterramento MA/BLD-590 efetua a medição de um parâmetro característico do veículo, por exemplo, sua capacitância. Caso a medição indique que o veículo pode ser aterrado, o MA/BLD-590 efetua automaticamente a equalização de potencial.
O MA/BLD-590 consegue inibir ou interromper o carregamento automaticamente?
O MA/BLD-590 possui contatos de saída especialmente previstos para a interrupção ou inibição do carregamento, que é ativado automaticamente se for diagnosticado qualquer falha de aterramento que coloque em perigo a segurança do manuseio.

Maiores informações para aquisição do produto,
encaminhar e-mail para vendas@maex.com.br