Sistemas de controle na emissão

Para reduzir a emanação do pó em níveis toleráveis, os métodos mais usados são sistemas de aspiração e ventilação

Especificamente no caso deste estudo que trata somente do pó de cereais e suas consequências pode -se afirmar  que existem basicamente somente dois sistemas para o controle de sua emissão para  atmosfera. O primeiro consiste em pulverizar os locais de maior  emanação de poluentes com óleo supressor de pó ou água com aditivo. Tanto óleo redutor como água com aditivo. Tanto o óleo redutor como a água com o aditivo, são substâncias antipoluentes, não inflamáveis, com PH neutro, não tóxicos que aderem na superfície dos grãos, aglutinando as partículas sólidas em suspensão, evitando remissão e flutuação das poeiras. O sistema é muito eficiente, porém apresenta algumas desvantagens como o elevado custo do óleo ou aditivo por metro cúbico de grãos, a mão ser a retirada de calor e umidade do ar, e consequentemente não  promovendo a ventilação nos locais confinados de modo a satisfazer o bem estar dos trabalhadores. Assim, para reduzir a emanação do pó em níveis toleráveis, o método mais usado ainda é o sistema de aspiração e ventilação.

A ventilação local exaustora tem como objetivo principal  a proteção da saúde  do trabalhador, uma vez que capta os poluentes da fonte antes que os mesmos se dispersem no ar do ambiente de trabalho, ou sejam antes que atinjam a zona de respiração do trabalhador. Indiretamente, a ventilação local exaustora também influi no bem estar, na eficiência e na segurança do trabalhador, por exemplo retirando do ambiente uma parcela do calor que é liberada por fontes quentes que eventualmente existiam. Também no que se refere as emissões do pó para os ambientes, os sistemas de aspiração e ventilação minimizam ou eliminam, os riscos de incêndios e explosões.

Para que os poluentes emitidos por uma fonte possam ser tratados por um equipamento de controle de poluentes como filtros e lavadores, os mesmos têm fim de ser captados e conduzidos a esses equipamentos, e isso, em um grande número de casos, é realizado por um sistema de ventilação local exaustora  ou um sistema de aspiração. A ventilação industrial, além de preservar a saúde de todos os seres vivos, ainda inclui medidas de segurança contra explosões, incêndios, conservação da planta fabril e conservação do maquinário.

Sistemas

É  necessário insistir que a ventilação industrial não vise apenas atender as condições favoráveis para aqueles que trabalham no interior das fábricas, armazéns e silos, ou nos limites das mesmas. Objetiva também, impedir que o lançamento na atmosfera (através de chaminés ou outros recursos) de fumaças,  poeiras, gases, vapores e partículas provoque a contaminação do ar, ameaçando a saúde e a vida da população das vizinhanças e até mesmo de locais relativamente afastados.

Os sistemas de controle de particulado para atmosfera são compostos basicamente de (ponto de entrada ou de captação de poluentes), dutos (responsáveis pelo transporte de materiais captados), ventilador (fornecimento de energia necessária para movimentação dos gases), e equipamentos de coleta (separação do pó e dor ar, pode ser filtros de mangas, ciclones, lavadores, venturis, decantadores e outros).

Os captadores podem ser do tipo enclausurado, em que a fonte poluidora fica dentro do captor, tipo de cabine onde existe entrada de ar em um dos lados, e os captores de tipo externo, usados mais comumente  em peças que giram e não podem ser enclausurados.

Os ventiladores são compostos basicamente pelo rotor que é a parte girante, carcaça, acionamento, que poderá ser elétrico ou não e por seus acessórios como proteção, tampas, registro, porta de inspeção. Existe um infinidade  de  modelos de ventiladores. Cada fabricante possui o seu projeto, porém geralmente  se resumem em quatro grandes grupos: os da linha dos pesados, os leves, os sopradores e os axiais. Os pesadores são projetados com pás radiais, construídos para passagem de material pelo rotor e usados principalmente  no transporte materiais sólidos e fibrosos. Os da linha leve, são os ventiladores  limit load, usados para fins industriais leves e os sirocos, usados somente em instalações de ar condicionado. Os sopradores são ventiladores de alta pressão e baixa vazão, usados em transportes pneumático e injeção de ar em queimadores ou outros. Os ventiladores axiais, possuem  características  totalmente diferentes dos anteriores, por sua construção ser com pás tipo hélice. São mais usados em sistemas de renovação de ar ou exaustão.

Separadores

Existe uma infinidade de separadores ou coletores de pó. Porém, os principais são os úmidos, os ciclones e os filtros de mangas. Os separadores a úmido, apesar de possuírem alta eficiência de separação, resultando, no final, em uma espécie de lodo. Este lodo, provavelmente deverá sofrer um tratamento químico complementar  acompanhado de filtragem ou decantação., para que água possa ser purificada e reutilizada. Logo, é recomendada a instalação destes separadores, somente quando no local existir um bom tratamento de efluentes.

Os ciclones são separadores inerciais que separam o particulado pela força centrifuga. São fáceis de construir, baratos não exigem muita tecnologia e não necessitam de manutenção. Porém, a eficiência de separação é muito baixa, em torno de  85% a 90% para partículas acima de 10 microns.

Como por exemplo, se o sistema de aspiração possuir capacidade de coleta de 1000 kg/hr, considerando-se uma eficiência de 90% estaremos jogando na atmosfera ou no armazém, cerca de 100km/hr de sólidos. Estas partículas, que são inferiores a cinco microns e que mão são separadas pelos ciclones, provavelmente são respiradas pelo homem, com grande possibilidade de entrarem pelo sistema respiratórios, podendo se alojar nos alvéolos pulmonares. Além disso, estas minúsculas partículas, provavelmente voltarão a se depositar nos mais variados locais, formando um excelente camada de pó, em condições favoráveis para promoverem incêndios e explosões.

Filtros

Os filtros de mangas são classificados normalmente m doais grandes grupos. Os filtros com entrada dos gases  de dentro para fora das mangas, e os filtros de fora pra dentro das mangas. O primeiro, é mais usado quando a limpeza das mangas é executada com o sistema parado. Logo, os filtros com entradas dos gases por fora das mangas, são os mais usados, principalmente pela facilidade de limpeza em funcionamento e por serem dotados de sistemas automáticos.

Além da concepção do tipo de entrada dos gases pela mangas do tipos básicos de limpeza. O sacudimento por vibração é um deles, mas puco usado pois o sistema necessita de muita manutenção. Há a reversão de fluxo de ar, que possui excelente sistema de limpeza. Porém são filtros mais caros que necessitam de manutenção periódica, além de um sistema especial para limpeza como os ventiladores, compressores de baixa pressão e outros. A limpeza por ar comprimido ou pulse-jet são os tipos mais usados atualmente. Estes filtros alcançam uma eficiência de 99,9%. O principio de funcionamento é muito simples. Os poluentes entram por baixo do corpo do filtro e ficam retidos nas mangas pelo lado de fora. Um pulso de ar eletrônico programado, injeta uma certa quantidade de ar com alta pressão, que associado ao choque, mais ar descendente faz com que o pó se desprenda das mangas, caindo por gravidade no fundo da moega do filtro.