RISCO DA ELETRICIDADE ESTÁTICA

Uma das fontes de ignição em áreas classificadas é a eletricidade estática. Apesar de ser um fenômeno conhecido há muito tempo, ainda é pouco compreendido, e tendo em vista seus riscos em ambientes sujeitos a gases inflamáveis e pós combustíveis, a IEC está elaborando uma especificação técnica para definir os requisitos de segurança a serem observados já na etapa de projeto de instalações Ex.
A especificação técnica será uma parte da série 60079, e o texto preliminar deverá ser emitido para comentários pelos países membros ainda este ano.
No processo de preparação deste especificação técnica, as seguintes características estão sendo incorporadas:
–  Harmonização com os requisitos para mangueiras de materiais isolantes, expressos na norma ISSO 8031.
– Harmonização com os requisitos para correias de transmissão expressos nas normas ISSO 284, ISSO 1813 e ISSO 9563.
– Inclusão de uma seção sobre a fisiologia de choques elétricos.
Esta especificação será uma nova parte da série IEC 60079 e vai fornecer orientações sobre as propriedades de produtos, equipamentos e processos, com o objetivo de evitar riscos de ignição e choques elétricos decorrentes da eletricidade estática, bem como estabelecer requisitos operacionais necessários para garantir o uso seguro de equipamentos, produtos ou processos. Poderá ser usada também como apoio em análises de risco da eletrostática nos processos fabris.
Os riscos associados com a eletricidade estática em processos industriais são descritos no documento, incluindo a manipulação de sólidos, líquidos, pós, gases, aerossóis e substâncias explosivas. Em cada caso, a origem e a natureza do perigo de descargas eletrostáticas são identificadas e sugeridas recomendações específicas.
Informações básicas sobre a geração de eletricidade estática nos sólidos, líquidos, gases, substâncias explosivas e também sobre as pessoas, foram incluídas.
Cabe ressaltar que a especificação técnica não pretende cobrir todas as situações possíveis de ocorrer na prática, e desta forma, o profissional responsável deverá possuir a experiência requerida para analisar cada caso e estabelecer abordagens alternativas que possam ser aplicadas de forma a fornecer o adequado nível de segurança.
A especificação técnica não será aplicável à eliminação de perigos da eletricidade estática relativos a descargas atmosféricas, nem se destina a evitar danos em componentes eletrônicos, mas contará com uma introdução sobre os efeitos fisiológicos da eletricidade estática.
O texto, ora em fase de finalização, consta de 124 páginas, e aborda os seguintes temas: eletricidade estática em materiais sólidos; em líquidos; em gases; em materiais a granel; no manejo de explosivos; nas pessoas; choque elétrico e métodos de medição.
Após as fases de comentários e aprovação, é esperado que a nova especificação venha a ser emitida pela IEC em 2013, e se constitua em mais uma ferramenta importante no auxílio para prevenção de explosões nas indústrias que processam inflamáveis.

Fonte:
Revista: Eletricidade Moderna.
Ano: 39 Nº 443 FEVEREIRO 2011.